veja os itens de luxo polêmicos da Balenciaga

marca espanhola Balenciaga fez um splash esta semana ao lançar um tênis destruído, com furos e uma lavagem que imitava sujeira, a um preço nada modesto. Esta não é a primeira vez o rótulo lançar uma peça polêmica. Pensando nas polêmicas, a coluna reuniu alguns dos itens mais inusitados divulgados.

Venha conferir!

Giphy/Balenciaga/Divulgação

Cristóbal Balenciaga, fundando sua marca em 1917 como referência de elegância, não imaginava que, mais de 100 anos depois, o projeto estaria associado a polêmicas. Desde 2015, quando o estilista Demna Gvasalia assumiu a direção criativa, a Balenciaga redefiniu o conceito de luxo ao lançar produtos pelo menos diferentes.

Um exemplo? Os sapatos Crocs, que sempre foram considerados bregas por muitos, ganham o selo de qualidade Balenciaga. A colaboração entre os dois nomes resultou em diferentes modelos de sapatos de borracha. Tinha uma versão plataforma e até saltos finos.

Homem branco de cabelo escuro penteado para trás posando para foto encostado a um piano em 1927. Chama-se Cristóbal Balenciada e usa terno, camisa branca e gravata.  Ele é o designer espanhol que criou a marca Balenciaga.
Cristóbal Balenciaga vestiu celebridades símbolos de elegância, como a atriz Audrey Hepburn

Homem branco, com a cabeça raspada e bigode, posando para foto em um evento.  Seu nome é Demna Gvasalia e ele é o estilista da marca Balenciaga.  Na foto, ele usa camiseta, casaco, calça e boné, todo preto.
roupa de ruapunk e toques de ironia se misturam na estética desenhada por Demna Gvasalia (foto acima) para Balenciaga

Tênis Paris Sneakner, com look sujo e rasgado, da Balenciaga
A polêmica mais recente da marca envolve o Paris Sneaker, tênis que parece sujo, velho e desgastado.
mais controvérsias

No última semana de moda de Parisque ocorreu em março, o Balenciaga apresentada no desfile um acessório “democrático” que todos podem fazer em casa. Este é um saco estilo saco de lixo, feito para ser usado jogado para trás.

A modelo de óculos Julieta, com lentes espelhadas e iridescentes, sempre esteve associada ao estilo funk ostentação. Porque Demna Gvasalia decidiu reinterpretar a peça e dar aquele toque Balenciaga. celebridades gostam Justin Bieber e Kim Kardashian participou do lançamento!

Outra tendência popularizada, mas que renasceu com a Balenciaga, foi o papai sapatilha. O grande modelo de tênis, que lembra aqueles usados ​​na década de 1990 por pessoas que valorizavam o conforto e não a estética, tornou-se um símbolo do desejo e do fashionismo.

Mulher caucasiana, com cabelo loiro curto e franja, andando na passarela da Balenciaga.  Ela usa um vestido amarelo longo e esvoaçante com mangas e sapatos de plataforma de crocodilo na mesma cor.
Para todos os gostos: o Crocs da Balenciaga veio com salto fino e também plataforma

Mulher caucasiana, com cabelo loiro curto penteado para trás, andando na passarela da Balenciaga.  O cenário imita uma rua durante o inverno, com neve no chão e caindo.
Você tem muitos pertences para carregar? Que tal esse modelo de bolsa que imita um saco de lixo?

Homem branco, com cabelo preto curto penteado para trás, passeando na passarela da Balenciaga.  O cenário é branco e de cada lado você pode ver uma fileira de bancos com pessoas assistindo ao show.  Ele usa toda calça preta, camisa e casaco, uma bolsa amarela e óculos azuis espelhados estilo Julieta.
Os óculos estilo Julieta também são recorrentes nas coleções de Demna Gvasalia. No olhar acima, outro acessório chama a atenção: a bolsa amarela que parece uma sacola de supermercado

Homem branco, com cabelo preto curto penteado para trás, passeando na passarela da Balenciaga.  O cenário é todo preto e você não consegue ver nada.  Ele veste uma camiseta vermelha e shorts que lembram o uniforme de um time de futebol.
Uniforme para praticar futebol de luxo? Balenciaga tem!

Modelo branco mais velho com cabelos grisalhos posando para foto em fundo branco em roupas Balenciaga.  Ele usa um grande casaco preto, jeans, meia-calça preta e tênis branco com detalhes em vermelho.
A papai sapatilha é revisitado pelo estilista atual em quase todas as coleções
visualização da web

No Twitter, rede social em que notícias e fatos são comentados em tempo real, as peças de Balenciaga são comentadas. Muitos brincam ao afirmar que admiram a marca por fazer “ricos de trouxas”, dando a entender que consomem os produtos apenas pelo status e não porque acham o design realmente bonito.

A marca acaba lucrando com a viralização de seus produtos, que se tornam desejados justamente pelo fator inusitado. A estratégia mais recente tem sido reduzir a presença nas redes sociais, tornando-se “misteriosa”. Os fãs precisam ficar de olho nas postagens da Balenciaga, pois elas são rapidamente excluídas.

Print de um tweet que fala mal dos produtos da marca de luxo Balenciaga.
Internautas não perdoam lançamento de marca

Print de um tweet que fala mal dos produtos da marca de luxo Balenciaga.
As pessoas já entenderam que a estratégia da marca é chocar os consumidores

Print de um tweet que fala mal dos produtos da marca de luxo Balenciaga.
Nem todos são a favor da forma como Demna Gvasalia vai contra o conceito clássico de luxo

Graças a estratégias que reforçam a “exclusividade” da marca e parcerias com nomes certos, como Kim Kardashian, a Balenciaga consegue manter o negócio fluindo. Em um mercado com muitas marcas fazendo produtos de luxo, a grife, sob o comando de Demna Gvasalia, visa o excêntrico como atração e diferencial.

Para outras dicas e novidades sobre o mundo da moda, siga @colunailcamariaestevao No instagram. Para o próximo!

Colaborou com Carina Benedetti

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.