Onde investir a curto e médio prazo?

Você pretende fazer R$ 20 mil de rendimento. Mas quais são os melhores investimentos para esse valor? E é mais aconselhável solicitar o resgate no curto ou médio prazo? No Bate-papo com especialistaprograma ao vivo UOLo economista César Esperandio responde a essas perguntas.

Leia sua explicação abaixo e assista ao trecho do programa abaixo. Bate-papo com Especialista é uma pergunta-resposta sobre investimentos exclusiva para assinantes e é transmitida quinzenalmente, às quintas-feiras, das 15h às 16h.

Observe a composição do seu portfólio

Para o Esperandio, você deve analisar, antes de tudo, a composição do seu portfólio. Ele diz que se, por exemplo, você já tem muitos títulos do Tesouro no horizonte de dois anos, pode valer a pena procurar títulos com prazos mais longos ou rendimentos ainda melhores em renda fixa privada.

“Se você já tem uma carteira bem diversificada em renda fixa, não é o caso de passar para a renda variável, com fundos imobiliários? Essas perguntas precisam ser feitas antes de investir”, diz Esperandio, que também é da Econoweek.

Investidor iniciante: o que fazer?

O economista declara que, para quem nunca investiu, o primeiro passo é montar seu reserva de emergência — o valor deve ser de 6 a 12 vezes o equivalente às suas despesas mensais médias.

“Comece, então, a construir sua reserva de emergência no Tesouro Selic, o investimento mais seguro do país, com boa rentabilidade e liquidez diária”, diz.

A Selic (meta) está atualmente em 12,75% ao anomas a Selic efetiva está sempre 0,1 ponto percentual abaixo disso (ou seja, 12,65% ao ano).

No Plataforma Tesouro Diretohá dois títulos do Tesouro Selic disponíveis:

  • Tesouro Selic 2025: paga Selic (12,65%) mais bônus de 0,13% ao ano. Rentabilidade: 12,78% ao ano;
  • Tesouro Selic 2027: paga Selic (12,65%) mais bônus de 0,19% ao ano. Rentabilidade: 12,84% ao ano

“É uma lucratividade para ninguém botar defeito, indicada para você resgatar quando quiser e com chances praticamente nulas de ter perda de lucratividade. B3 [Bolsa de Valores brasileira] para saldos de até R$ 10 mil aplicados no Tesouro Selic”, diz.

Opções de renda fixa privada

Outra possibilidade, segundo o economista, é buscar investimentos de curto e médio prazo em renda fixa privada. Para isso, pesquise os títulos disponíveis no Plataforma de aplicativos de renda fixacolocando filtro para o termo desejado.

De referir que as condições de investimento aqui referidas referem-se ao dia 5 de Maio. As taxas podem variar de um dia para o outro.

O Chat com Especialista é quinzenal

O programa Bate-papo com especialista transmitido às quintas-feiras, quinzenalmente, das 15h às 16h, na página inicial do UOLno UOL Economia e não UOL Investimentos, e é exclusivo para assinantes. Reveja programas anteriores aqui.

Você pode enviar perguntas ao Papo pelo e-mail uoleconomiafinancas@uol.com.br — elas podem ser respondidas no programa.

Quer investir melhor? Receba dicas em seu e-mail

Quer aprender a ganhar dinheiro com segurança em investimentos de curto, médio e longo prazo, mesmo que nunca tenha investido?

A página de investimento de UOL tem uma newsletter gratuita que te ajuda nesse objetivo. Ao se inscrever, você recebe todos os dias, antes da abertura da Bolsa, uma análise de mercado feita pelo analista Rafael Bevilacqua, da Levante Ideias de Investimentos. Com esta newsletter, você aprenderá a investir e entender o que está acontecendo com o mercado.

Além do boletim diário, você também recebe semanalmente uma análise dos investimentos, com dicas de como investir melhor e com segurança o seu dinheiro. Para assinar a newsletter gratuita de investimentos do UOL, basta clicar aqui.

Você tem dúvidas sobre ações, fundos e outros investimentos em bolsa de valores? Envie sua pergunta para dúvidasparceiro@uol.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.