Entenda como o Santos tirou Lucas Pires do Corinthians | futebol americano

O lateral-esquerdo Lucas Pires desponta como uma das maiores declarações do santos em temporada. O jogador de 21 anos chegou ao profissional após ser vice-campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior e rapidamente assumiu a titularidade, vencendo a disputa com Felipe Jonatan.

Mas a história do jogador poderia ter sido diferente. Até julho do ano passado, Lucas Pires fazia parte das categorias de base do Corinthians. No entanto, com o contrato próximo do vencimento, optou por trocar o clube do Parque São Jorge pela Vila Belmiro.

Lucas Pires durante treino do Santos — Foto: Ivan Storti/Santos FC

Fernando Yamada, gerente da base de Corinthians na época, ele realizou três reuniões com o lateral e seus agentes para renovação nos primeiros meses de 2021. Mas não houve acordo. Os representantes do atleta entenderam que não havia projeção para Lucas dentro do Timão.

Foi neste momento que o santos apareceu como um caminho. Segundo o ex-gerente da base do Peixe, Felipe Gil, Lucas Pires vinha sendo monitorado há muito tempo.

– Era um atleta que o clube estava monitorando junto com o setor de análise de mercado. Foi um atleta que sempre nos chamou a atenção na base, por muito tempo, em todas as competições. Surgiu uma oportunidade de mercado. Entramos em contato com o agente dele e conversamos sobre a possibilidade dele ir para santos – disse o ex-técnico do Santos, que hoje é diretor de futebol do Hercílio Luz, clube catarinense.

Lucas Pires treinando para o Corinthians — Foto: Rodrigo Coca/ Ag. Corinthians

Nesse período, Yamada já havia saído do Corinthians. Carlos Brasil assumiu a gestão das categorias de base. No entanto, a saída de Lucas Pires já estava a caminho. Peixe e Timão, então, negociaram um valor para liberar o jogador antes do término do contrato, que terminou em setembro.

– Fizemos um pré-contrato, porque o contrato dele estava terminando (em Corinthians). Tivemos que deixar uma porcentagem (dos direitos econômicos) para o Corinthians, cerca de 25%, para liberar o atleta antes do término do contrato. Acabamos trazendo essas condições para a equipe sub-23, com possibilidade de estar no profissional, porque acreditávamos no potencial dele. O clube, logo depois, acabou ficando com a equipe sub-23. Ele foi para o sub-20. Ele fez essa grande campanha na Copa São Paulo, na qual ele, Lucas Barbosa e Rwan se desrespeitaram. Acabou dando certo”, explicou Gil.

Lucas Pires foi anunciado pelo Santos em julho de 2021. Aos 20 anos, o lateral-esquerdo assinou contrato de três anos, válido até julho de 2024. O Peixe ficou com 75% dos direitos. Os 25% restantes pertencem ao rival.

Time do Sportv debate desempenho do Santos após vitória sobre o Coritiba na Copa do Brasil

Time do Sportv debate desempenho do Santos após vitória sobre o Coritiba na Copa do Brasil

Da Copa ao time titular

A adaptação foi imediata. Após a campanha do vice-campeonato da Copa São Paulo no início de 2022, Lucas Pires foi promovido ao elenco profissional. Depois de três partidas entrando no segundo tempo, ele superou Felipe Jonatan, pegou a largada e nunca mais saiu.

Habilidoso e com muita velocidade, o ala se tornou uma arma para o técnico Fabián Bustos no campo de ataque. São cinco assistências do garoto até agora. Na vitória por 3 a 0 sobre o Coritiba, quinto, pela Copa do Brasil, deu uma bela assistência para Madson fazer o gol. Veja no vídeo abaixo:

Melhores momentos: Santos 3 x 0 Coritiba pela terceira fase da Copa do Brasil

Melhores momentos: Santos 3 x 0 Coritiba pela terceira fase da Copa do Brasil

A santos, agora, tenta prever o assédio de um de seus principais players. O clube já começa a se movimentar para tentar renovar seu contrato.

A podcast de Santos está disponível nas seguintes plataformas:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.