Elon Musk diz que equipe fará ‘amostra aleatória’ para encontrar contas falsas no Twitter: ‘Bots são loucos para serem informados’ | Tecnologia

Na sexta-feira (13), ele questionou a falta de detalhes dos cálculos revelados recentemente pela rede social. Horas depois de pedir mais informações, ele usou o Twitter dizer que “continua comprometido” com a compra.

“Para descobrir, minha equipe irá amostrar aleatoriamente 100 @ seguidoresTwitter. Convido outras pessoas a repetir o mesmo processo e ver o que descobrem”, disse ela.

Ele então brincou com a situação: “Os bots são loucos para serem contados 🤣”, escreveu.

Um internauta chegou a perguntar a Musk como seria feito o processo de amostragem e o bilionário respondeu:

“Qualquer processo sensato de amostragem aleatória é bom. Se muitas pessoas independentemente obtiverem resultados semelhantes para % contas falsas/spam/duplicadas, isso será revelador. Escolhi 100 como o número do tamanho da amostra porque é isso que o Twitter usa para calcular <5% falso/spam/duplicado", respondeu o bilionário.

“Ignore os primeiros 1.000 seguidores e escolha a cada 10. Estou aberto a ideias melhores”, destacou.

Musk respondeu aos internautas sobre como será feita a amostra aleatória — Foto: Reprodução/Twitter

Musk publicou que a compra do Twitter estava suspensa. — Foto: Reprodução

dados de Twitter indicam que perfis falsos são usados ​​para postar mensagens de spam representam 5% da base de 229 milhões de usuários ativos da Web.

O magnata já manifestou publicamente sua preocupação com a possibilidade de Twitter “estar morrendo”. Além dos perfis falsos, Musk ressalta que várias contas de celebridades possuem muitos seguidores, mas não possuem conteúdo postado com frequência na plataforma.

O que são bots, contas falsas e perfis de spam?

Elon Musk diz que processo para compra do Twitter está suspenso, mas volta atrás

Elon Musk diz que processo para compra do Twitter está suspenso, mas volta atrás

Resumindo, bots ou robôs são contas controladas por um programa de computador que pode fazer todas as ações de um usuário regular do Twitter: curtir conteúdo, seguir outros usuários, publicar e retweetar posts.

Esse tipo de conta pode ser utilizado para diversos fins: desde informar sempre que determinado perfil postar uma nova mensagem até divulgar notícias falsas. (Saiba mais sobre o uso malicioso de bots no Twitter)

contas falsas ou perfis falsos são contas que representam uma pessoa, organização ou empresa que realmente não existe nas mídias sociais. Eles podem ser criados usando nomes, informações e fotos de celebridades, personagens fictícios ou até mesmo uso indevido de dados de terceiros.

Não necessariamente um perfil falso é um robô. tanto em Twitter como em outras redes sociais existem perfis que são usados ​​e atualizados por usuários reais.

já o chamados bots de spam usar essas ações para atividades que possam ser prejudiciais, como marketing excessivo para uma determinada empresa ou espalhar mentiras para influenciar a opinião dos usuários sobre um problema ou política.

No caso de robôs envolvidos em golpes, eles também podem ser chamados de bots fraudulentos. Ele mesmo Elon Musk comentou em uma entrevista recente que está constantemente esbarrando em golpes que usam a promessa de lucros com criptomoedas para atrair vítimas.

Quantas contas falsas Twitter tenho?

Não é possível obter um número exato de quantas contas falsas existem na rede social. Em seu último relatório de lucros apresentado à Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC), a Twitter afirma estar ciente de que “existem várias contas falsas ou spam na plataforma”.

A empresa estima que eles representem 5% da base de 229 milhões de usuários ativos da rede social. O que significa que haveria cerca de 11,5 milhões de contas. apenas o próprio Twitter reconhece que esta informação pode ser diferente.

“Nossa estimativa de contas falsas ou spam pode não representar com precisão o número real de tais contas, e o número real de contas falsas ou spam pode ser maior do que estimamos”, afirma o documento enviado pela rede social à SEC.

De acordo com o documento, a equipe da rede social aplicou “julgamento significativo” para chegar a esses dados. Ou seja, não é possível dizer o quanto essa estimativa foi influenciada ou quais critérios a empresa utilizou para chegar às informações..

Curiosamente, após o anúncio do acordo com Musk, um movimento atípico no Twitter chamou a atenção de especialistas: perfis conservadores, incluindo o do presidente Jair Bolsonaro (PL), ganhou milhares de novos seguidores.

Em entrevista à BBC Brasil, o CEO da plataforma BotSentinel, Christopher Bouzy, diz que essas contas não são “orgânicas”. já o Twitter afirmou que as oscilações parecem ter ocorrido naturalmente.

Elon Musk e Twitter: um relacionamento antigo e controverso

Elon Musk e Twitter: um relacionamento antigo e controverso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.