Ele realmente tem chance de ir para a Copa?

Meio-campista do Palmeiras tem primeira chance de jogar com Tite na seleção e entra na briga por vaga na Copa do Mundo


Entre o 27 nomes anunciados por Tite na quarta-feira (11) para o amistosos contra Japão e Coreia do Sulno início de junho, um chamou mais atenção do que todos os outros. Danilomeio-campista Palmeirasele era convocado pela primeira vez para a seleção principal. Ele foi um dos nomes mais requisitados pelos torcedores entre os atletas que atuam no futebol brasileiro, mas o jovem de 21 anos realmente tem chance de ir Copa do Mundo?

A lista de meio-campistas da seleção brasileira parece bem definida com casemiro (Real Madrid), Fabinho (Liverpool), Fred (Manchester United), Bruno Guimarães (Newcastle), Lucas Paquetá (Lyon) e Philippe Coutinho (Vila Aston). No entanto, a comissão técnica trabalha com o possibilidade real de convocar 26 atletas para o Catar. Se isso for autorizado pela FIFA, a presença de mais um jogador no meio-campo é muito certo.

Nesse cenário, no entanto, jogadores como Gerson (Olympique de Marselha) e Arthur (Juventus) apareceram como favoritos, seguidos por outros já lembrados por Tite como Douglas Luiz (Aston Villa) e Edenilson (Internacional). A sequência positiva de Danilo com o Palmeiras, no entanto, lhe deu essa grande oportunidade. A comissão técnica sempre fez questão de destacar as “portas abertas” para novos testes, e o Palmeirense é prova disso.

“Danilo é um jogador que temos acompanhado dentro dessa lista de 50 atletas ou mais, sempre atento e atento aos novos talentos emergentes. Essa sequência de grandes jogos do Danilo nos proporcionou jogos como final da Copa do Mundo, Libertadores, jogos ao vivo, visitas ao Palmeiras. Buscamos uma série de componentes importantes que credenciam o atleta a ser convocado”, garantiu Tite na coletiva de imprensa.

Internamente na seleção, Danilo é comparado a Douglas Luiz em vários aspectos. No Palmeiras, com Abel Ferreira, atua como o primeiro meio-campista, com grande responsabilidade defensiva, mas sempre demonstrou enorme capacidade ofensiva também, principalmente na finalização e chegada ao campo ofensivo. As fontes de seleção, ouvidas pelo ESPNafirmam que ele, no entanto, ainda precisa ter o “posição inicial dentro do modelo de seleção” definiram.

Pela qualidade que o meio-campista mostra com e sem bola, Tite e seus assistentes entendem que ele pode interpretar os papéis de Casemiro/Fabinho e Fred/Bruno Guimarães – o que também acontece com Douglas Luiz, já testado. Agora, o jogador do Palmeiras será observado de perto nos treinos e talvez nos amistososexecutar os movimentos exigidos pelo sistema tático do Seleção Brasileira.

Ainda sobre a definição da posição inicial, Gerson é outro jogador que enfrenta essa situação. A dúvida na comissão técnica, reforçada pelo posicionamento do meio-campista no Olympique, com Jorge Sampaoli, jogando bem aberto na esquerda, é justamente sobre a posição em que pode render mais. Nas palavras de um membro da comissão de ESPN, “ser 8 ou 10, dentro ou fora dentro”.

Durante a coletiva de imprensa, Tite ainda mencionou o problema físico de Fabinho como possível motivo da convocação de Danilo – além, é claro, do merecimento pelo nível de desempenho apresentado. A ESPNexclusivamente, Fabio Mahseredjian afirmou que o problema da Meio-campista do Liverpool não se preocupa com amistosos de junho. Na prática, a comissão técnica trabalha sempre com pelo menos três nomes por posição de linha e cinco para goleirospensando também em possíveis problemas que possam acontecer.

Em relação aos amistosos de junho, o cancelamento da partida contra a Argentina, após a Fifa confirmar a necessidade de realizar o jogo entre as equipes para as eliminatórias, agora marcadas para setembro, atrapalhou os planos de Tite. Juninho Paulista, coordenador da equipe, busca adversários para o jogo do dia 12 de junho, após confrontos com Coreia do Sul (2 de junho) e Japão (6).

A exigência exigida pela comissão técnica era substituir os argentinos por um adversário classificado para a Copa do Mundo. Conforme informado inicialmente pela ge, a seleção do Senegal é a favorita de Tite para o terceiro amistoso desta data da FIFA. Principalmente pelo alto nível de confronto oferecido, já que partidas contra os europeus se tornaram inviáveis ​​pelo calendário da UEFA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.